O feriado de aniversário de Cuiabá (8 de abril) foi marcado por importantes mudanças no alto escalão da prefeitura, liderada por Abilio Brunini (PL). O prefeito anunciou nesta terça-feira a nomeação do ex-secretário-adjunto de Turismo do Estado, Felipe Wellaton (Republicanos), para a direção da Empresa Cuiabana de Limpeza Urbana (Limpurb).
A decisão de colocar Wellaton à frente da Limpurb ocorre em um momento de alta demanda por serviços na área, conforme explicou o prefeito Abilio durante coletiva de imprensa. A pasta estava vinculada à Secretaria de Obras Públicas, liderada por Reginaldo Teixeira (Novo), que agora poderá se dedicar integralmente às demandas da sua secretaria. "A Limpurb está com a Secretaria de Obras, mas a demanda de serviço é alta e não dava para deixar um secretário com as duas coisas", justificou Brunini.
Felipe Wellaton, que já possui experiência na política local como ex-vereador por Cuiabá, é um nome próximo ao do prefeito Abilio. A dupla protagonizou uma acirrada disputa pela prefeitura nas eleições de 2020, chegando ao segundo turno contra o então candidato à reeleição Emanuel Pinheiro (MDB).
A nomeação de Wellaton para a Limpurb já era especulada nos bastidores desde o início da gestão de Abilio. Inicialmente, cogitou-se que ele assumiria a Secretaria de Turismo, convite que Wellaton recusou, levando a pasta a ser ocupada pelo empresário Fernando Medeiros.
Esta é a segunda movimentação significativa no secretariado de Abilio Brunini em apenas uma semana. A primeira foi a chegada de Amauri Monge, ex-secretário-executivo da Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT), que assumiu a Secretaria Municipal de Educação no lugar de Solange Dias. Estas nomeações demonstram uma aproximação da gestão municipal com nomes que já atuaram no governo estadual de Mauro Mendes (União Brasil).
A chegada de Felipe Wellaton à Limpurb é vista como uma estratégia para fortalecer a gestão da limpeza urbana na capital mato-grossense, contando com a experiência política e a articulação do ex-secretário-adjunto. A expectativa é que sua liderança traga novos projetos e eficiência para a empresa municipal.